sexta-feira, 16 de julho de 2010

A CERIMÔNIA DO CHÁ

Quando meus filhos eram pequenos e eu percebia que havia algo de errado com eles, que estavam muito agitados, agressivos, ou nervosos, ou mesmo quando tinham algum problema na escola, eu tentava, em vão detectar qual razão os estava levando àquele comportamento. Um dia, minha irmã me deu uma idéia iluminada.
"Chame-os em particular para conversarem sobre a vida, acompanhados de um chazinho, sem muitas perguntas, apenas para falar da vida." Foi aí que surgiu a nossa "Cerimônia do Chá". Nas primeiras vezes de cada um, eles ficaram mais calados, ou falando abobrinhas, mas, com o tempo a coisa mudou e eram eles que me sinalizavam: "Mãe, hoje eu estou precisando da cerimônia do chá". E era tudo muito ensaiado, deixávamos que todos fossem se deitar e íamos, às escondidas para a copa, preparávamos o chá, nos assentávamos na mesa e assim, sem se darem conta, iam me contando seus receios, suas dúvidas, raivas, frustrações e medos. Eu também falava das minhas, para que vissem que sou um ser humano. Nos ajudávamos e eles me mostravam qual caminho seguir...
Esse tempo passou, mas ficou a deliciosa lembrança da cumplicidade entre nós. Até hoje, quando vou tomar chá, eu o sinto assim meio sagrado. Merecedor de uma cerimônia...

Um comentário:

Unknown disse...

Será que não dá certo agora? Com a Tainah até que fazemos algo parecido, no café, com torradas, geléia requeijão e outas coisinhas. Mas com o André... fica difícil! As vezes ele deixa escapar alguma coisa... nas entrelinhas.

Postar um comentário